PROGRAMA NACIONAL DE GESTÃO DE CUSTOS (PNGC)
Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC)
O Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC) que é ligado ao Departamento de Economia da Saúde (DESID) tem por finalidade ofertar uma estratégia de qualificação e apoio para entes federados e instituições de saúde na realização da apuração e gestão de custos em saúde de forma padronizada e sistemática. Trata-se de um programa de fomento à cultura de gestão de custos em saúde no SUS, previsto na Portaria nº 55, de 10 de janeiro de 2018.
O Departamento de Economia e Investimento em Saúde – DESID é responsável por análises econômicas em saúde e ferramentas importantes para o planejamento dos profissionais que fazem a gestão do SUS, como o Sistema de Informações de Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), o Banco de Preços em Saúde (BPS), o Catálogo de Materiais (CATMAT) e o Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC).
SISTEMA DE APURAÇÃO E GESTÃO DE CUSTOS DO SUS (Apurasus)
É o sistema de informação para apuração e gestão de custos em estabelecimentos de saúde, disponibilizado para quem adere ao PNGC. Ferramenta que “viabiliza” a execução e o êxito do Programa. O Apurasus é um sistema web, de acesso restrito aos participantes do PNGC. Pode ser usado em diversas unidades de saúde, permitindo-as que apurem o custo dos serviços prestados. Tem como metodologia o custeio por absorção com alocação recíproca. Permite a configuração da unidade por centro de custos, de forma padronizada e estruturada. Foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde para atender as especificidades do SUS.
PNGC Sergipe.
A Secretaria de Saúde do Estado de Sergipe aderiu ao PNGC em 2019 com adesão das 11 unidades de saúde, atualmente são 15 unidades e serviços de saúde inseridos no sistema APURASUS.
Apuração de Custo da Rede Estadual
é ligado ao Departamento de Economia da Saúde (DESID)




















